sexta-feira, 1 de abril de 2011

Línguas Judaicas

Outro dia me perguntaram se eu falo hebraico, eu disse que me limito ao hebraico litúrgico. Mas como? Você não é judeu? Para isso eu já falo inglês! respondi.

Atualmente as 3 línguas mais faladas pelos judeus no mundo todo são, nesta ordem:

1) Inglês
2) Hebraico
3) Russo

O idioma de um povo com uma história de mais de 3000 anos inevitavelmete sofreu grandes mudanças em seu aspecto línguístico desdobrando-se em muitas ramificações. Durante séculos os judeus falaram as línguas locais e muitas vezes criaram dialetos distintos que se ramificaram até tornarem-se línguas independentes.

Além do inglês, hebraico e russo há grupos judaicos que falam línguas judaico-românicas, ladino, ídiche, etc. Israel possui 3 línguas oficiais que são: hebraico, inglês e árabe. Em Israel há transmisões de rádio em várias outras línguas judaicas como:

1) Ídiche,
2) Ladino,
3) Judeu-árabe-marroquino
4) Judeu-árabe-iemenita

A língua utilizada pelos judeus portugueses do passado era o lusitânico ou judeu-português que se constituía de palavras da língua portuguesa escritas com o alfabeto hebraico.

Na prática da religião judaica o hebraico é a língua litúrgica utilizada para as orações, por exemplo. Há sinagogas nas quais os serviços religiosos são conduzidos unicamente na língua hebraica. Outras utilizam a língua vernacular para a leitura dos mesmos textos sagrados originalmente em hebraico e aramaico.

Alívio... Placas em Israel estão em Hebraico,
Árabe e transcrição em caracteres latinos

Bibliografia: Manual de Conversão Judaica, Rabbi Andy Fonseca, 2007